Antes de qualquer coisa retire todo sentimento de falso pudor em relação ao sexo. Os crentes tem um hábito de colocar a sexualidade no departamento de tabus, não se fala sobre isso, e o maior pecado sempre está sendo cometido nessa área. Vamos falar abertamente sobre o assunto porque é algo de Deus. 4 considerações:
ü    O Sexo é a experiência mais íntima entre um homem e uma mulher
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne Gn 2:24
ü    O Sexo é uma experiência que implica em integralidade
É uma relação completa, integral, envolve sentimentos, expectativas, envolve doação, entrega, confiança. O sexo vincula uma pessoa a outra, nos torna uma unidade espiritualmente, emocionalmente, socialmente psicologicamente…
ü    O Sexo é a experiência humana mais próxima do êxtase sagrado
Eu estou dizendo que a sensação de êxtase do sexo é o que mais aproxima do êxtase da presença de Deus . Veja as metáforas usadas. Deus é o marido e Israel é a esposa, a igreja é a noiva e Jesus Cristo é o noivo. Essa é a ideia de Cantares de Salomão.
ü    O sexo é a experiência humana que deixa mais claro que o ser humano é a imagem e semelhança de Deus
Observe a trindade, a unidade perfeita entre iguais. Quando homem e mulher se tornam um no sexo, mostra a nossa capacidade de sermos um com outra pessoa. Por isso deve ser tratado com cuidado e mexer errado com isso pode ser o caminho também para a solidão, o  abandono.
I.                 Como posso saber se o sexo se quebrou e derramou por falta de manuseio correto?
1.               Se você está envolvido(a) com adultério
Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés? Assim acontece com quem se deita com mulher alheia; ninguém que a toque ficará sem castigo. Pv 6:27-29
2.               Se você está envolvido(a) com promiscuidade
A definição para promiscuidade sabe qual é? Confusão. Mistura desordenada.. Portanto a mistura desordenada do sexo em nossas vidas vai derramar, vai quebrar.
Prostituição Estamos envolvendo uma relação de compra e venda com algo que é sagrado…estamos reduzindo o SH a um objeto de prazer e isso é bestial é demoníaco
pois a prostituta é uma cova profunda, e a mulher pervertida é um poço estreito. Pv 23:27
MasturbaçãoQuando falamos deste aspecto não há como dissocia-la com as fantasias sexuais. Ninguém se masturba pensando numa picanha assada, sendo assim aguça a sensualidade das ilusões e nos faz pecar porque nos lança no campo dos desejos proibidos.
Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mt 5:28
O problema dessa prática é a despersonalização do ser porque como atividade solitária, leva ao isolamento.
Sexo Virtual
A revista veja trouxe recentemente uma matéria sobre o sexo virtual e foi bem ampla. Mais uma vez trabalhamos no campo da fantasia. Já entramos no campo do adultério novamente. Pesquisa nos EUA mostrou que um alto percentual de separações teve início nas redes sociais. Portanto cuidado, é delicado não obedeça aos seus desejos simplesmente, eles nem sempre são de Deus
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Rm 6:12
3.               Se você é solteiro(a) e está envolvido(a) com sexo em sua plenitude
Aqui entramos em um campo que gera muita discussão, como estamos explicando de que o sexo não é um ato apenas e sim toda uma relação complexa. Quando nós dizemos que o sexo é algo que deve acontecer dentro do casamento não estamos sendo legalistas, não estamos procurando um verso bíblico para justificar, mas querendo que isso seja tratado como algo divino e com cuidado porque senão quebra, derrama. Verso bíblico nós temos o conselho do Ap. Paulo  Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.  Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. 1 Co 7:8-9
Quantas vidas já não se quebraram porque trataram a sexualidade de maneira irresponsável e gerou prejuízos?  Mas nós nos amamos? Porque não? Meus olhos já viram alguém se declarar imensamente apaixonado hoje e amanhã entrar numa dúvida absurda se aquele amor era verdadeiro..
Não queria passar para 2ª parte sem fazer um comentário sobre o homossexualismo. Não tratei aqui porque além de complexo merece um momento só para isso. Me arrisco a dizer que de uma maneira geral a igreja não tem tratado esses casos devidamente. Ou trata-se de maneira condenatória, legalista ou trata-se de maneira liberal entendendo como as novelas, que cauterizam a opinião pública como algo normal. As duas posições pecam porque não enxergam com os olhos de um Deus de misericórdia e por outro lado como um Deus justo, que não mente. Está claro que a homossexualidade é proibida por Deus segundo as escrituras sagradas, nós não discutimos isso, mas está claro que todos carecem do amor e da misericórdia de Deus e que nosso papel, antes de apontar o dedo condenando, deve ser abrir os braços e dizer estamos aqui para lhe ajudar, se você quiser!!!
I.                 Como podemos responder corretamente à sexualidade?
1.               Coloque a sua sexualidade no altar
Tenha coragem de conversar com deus a respeito do que você faz e pensa a respeito de sexo. Ele está vendo mesmo, quem queremos enganar?  Mas a relação com Deus deve ser sincera, converse com ele a respeito do meu vício de pornografia? Converse, abra seu coração. Se tudo em sua vida deve estar nas mãos de Deus porque a sua sexualidade e seu dilemas não vão estar?
2.               Tendo colocado no altar, faça o possível para torna-la uma relação integral
A partir daí você vai trazer tudo isso com muito cuidado, porque é delicado e pode quebrar e derramar tudo. Porque o que queremos não é só sexo, queremos essa experiência de plenitude, de cumplicidade, de afeto de troca, de parceria. Queremos que alguém olhe para nós e nos assuma. Quando o amor acontece o sexo é uma parte apenas. O que eu quero e é alguém que me ame integralmente e não apenas me use em cima de uma cama.   Traga a experiência de sexo para dentro de um relacionamento integral e esse relacionamento se chama “casamento”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gn 2:24 Alguém já me perguntou e precisa casar mesmo? Eu respondo perguntando por que não? Qual o seu temor? Qual seu medo, qual sua dúvida? Se a tiver que não se case, mas também não se abrase. Pior do que uma cama vazia de sexo é um travesseiro vazio de amor e quem tem uma cama cheia de sexo e vazia de amor sabe o que é isso.  
Texto adaptado de uma mensagem do Pr Ed René Kivtz e com base no livro Dinheiro, Sexo e Poder de Richard Foster

Pin It on Pinterest

Shares
Share This